Você sabia que a crioterapia está sendo usada nos Estados Unidos e na Europa para tratar e reduzir depressão, ansiedade e stress?

O frio extremo é interpretado como uma ameaça ao bem estar do seu corpo, que responde na tentativa de recuperar o equilíbrio da temperatura!

Ocorre então a vasoconstrição como primeira resposta fisiológica corporal, que, visando proteger sua temperatura, redireciona o sangue de vasos superficiais e capilares da pele em direção a estruturas mais profundas, gerando um fluxo de sangue das extremidades para os órgãos vitais!

Como resposta à vasoconstrição, ocorre a vasodilatação, onde vasos e capilares expandem até 4 vezes o seu diâmetro normal. Isto causa um aumento significativo na circulação da pele das extremidades, proporcionando um fluxo sanguíneo com células enriquecidas de oxigênio em um grau muito maior do que em condições normais!

Por fim, após esse processo de vasoconstrição e vasodilatação, há liberação de beta-endorfinas, que atuam como a morfina natural do corpo, proporcionando um efeito de alívio da dor e também gerando uma sensação de euforia por um período de até 8 horas!